Intervanção na educação infantil
Plano de intervenção em Educação Infantil
1- Tema: “Aprender brincando” A Educação Infantil está sempre a procura de garantir o direito de cuidar e educar de forma com que as crianças desenvolvam as necessidades do corpo e de mediar o desenvolvimento sociocultural.
2- Objetivos da Intervenção:
Objetivo Geral:
Ser consciente que a prática do lúdico tem como objetivo fazer com que a criança aprenda da sua melhor forma: brincando.
Objetivo Específico: Estimular através de jogos recreativos a curiosidade da criança para que ela aprenda brincando.
Desenvolver atividades interativas (música, danças de roda) que desenvolvam a afetividade e socialização.
Realizar atividade individual com a finalidade de desenvolver a concentração e a imaginação da criança.
Fazer com que as crianças fiquem mais unidas.
Proporcionar um melhor relacionamento professor e alunos.
3 Fundamentação Teórica:
Estabelecida à caracterização geral do que é o “lúdico e brinquedo”e em que consiste o “brincar”, passamos agora a enfocar, de maneira mais específica, a teoria de um dos autores que mais têm contribuído para a compreensão do papel do brinquedo/brincar no desenvolvimento da criança em idade pré-escolar – a teoria de Piaget. Como veremos, para esse autor, a criança em idade pré-escolar conhece o mundo através do relacionamento que ela estabelece com pessoas e objetos, sendo que deste mundo fazem parte o brinquedo e os jogos, ambos assumindo diferentes modalidades e contribuindo de diferentes formas para o desenvolvimento do pensamento infantil. No entanto, dados os objetivos e limites do presente trabalho, apresentaremos, de forma sintética, os conceitos básicos da teoria piagetiana, a caracterização dos dois primeiros estágios do desenvolvimento cognitivo e, em seguida, faremos uma breve análise do papel atribuído por Piaget ao brinquedo no desenvolvimento da criança