Interpretação de texto
O trabalho a seguir é um resumo do livro “LER E COMPREENDER O SENTIDO DOS TEXTOS” abordará de forma bastante expressiva a importância da leitura, como uma fonte inesgotável do saber, sendo ela essencial, para que de fato tenhamos um entendimento de mundo partilhado, caracterizando tecnicamente as estratégias necessárias aliadas a uma interação (autor, texto e leitor), obtendo assim um bom aproveitamento da literatura.
Concepção de Leitura
A importância da leitura na nossa vida, a necessidade de se cultivar o hábito de leitura. O que é Ler? Para que ler? Como Ler? Evidentemente as perguntas poderão ser respondidas de diferentes modos, os quais revelarão uma concepção de leitura decorrente das concepções de sujeito, de língua, de texto e de sentido que se adote.
Foco no Autor
Trata-se de um sujeito visto como ego que constrói uma representação mental e deseja que esta seja “captada “ pelo interlocutor da maneira como foi mentalizada. A leitura, é entendida como a atividade de captação das idéias do autor, sem se levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor.
Foco no texto
A concepção de língua como estrutura corresponde a se sujeito determinado, “assujeitado” pelo sistema, caracterizado por uma espécie de não consciência. Nessa concepção de língua como código- portanto como mero instrumento de comunicação – e de sujeito como (pré) determinado pelo sistema, o texto é visto como simples produto de codificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor/ouvinte. A leitura é uma atividade que exige do leitor o foco do texto, em sua linearidade, uma vez que “tudo está dito no dito.” O leitor é caracterizado por realizar uma atividade de reconhecimento de reprodução.
Foco na interação autor-texto-leitor
Diferentemente das concepções anteriores, na concepção interacional ( dialógica) da língua, os sujeitos são vistos como atores/construtores sociais, sujeitos ativos que – dialogicamente – se constroem e são