Internet e computador
Durante todo o nosso dia, executamos diversas operações, isto é, processamos informações para gerar novas informações, para os mais diversos propósitos.
Ler um livro, um jornal, fazer um bolo a partir de uma receita, resolver um problema de matemática, são exemplos de processamentos cotidianos, onde entidades existentes, após convenientemente tratadas, se transformam em outras. Processamento é um conjunto de atividades que, atuando sobre entes iniciais, geram outros entes como resultado, ou os mesmos, sob outra forma, chamados finais.
Então: Processamento de Dados é um conjunto de operações que são aplicadas sobre determinadas informações para transformá-las em outras, ou gerar novas informações. Uma coisa que pode fazer tudo isso com apenas alguns cliques (o que passados chamariam de magia) é o que veremos alguns conceitos aqui: o computador e, em consequencia, a internet.
PG2 Computador O computador é uma máquina capaz de armazenar e processar números, textos, sons e imagens, codificando as informações em conjuntos numéricos formados pelos algarismos 1 e 0, ou seja, em sequência de bits. Bit é a menor unidade lógica de um computador. Só existem dois tipos de bit, o bit 1 e o bit 0, que, por serem unidades lógicas muito pequenas, se agrupam e formam conjuntos maiores, de 8, 16, 32 ou 64 bits. Quando pressionamos a letra "A" no teclado do computador, essa simples informação é armazenada em sua memória como uma sequência numérica de oito bits: 01010100. Esse conjunto de oito bits forma um byte. Por exemplo, a palavra "mar" exige três bytes para ser armazenada. Todas as informações que transitam dentro do computador utilizam esse sistema de transmissão. O computador trata as imagens como se fossem matrizes de pontos, denominados pixels, de "picture cells", ou células de figura. O pixel é a menor parte de uma imagem digitalizada, e cada um desses pontos possui a informação que determina a sua cor. A imagem está