Internet das Coisas Aplica es
A aplicação das Internet das Coisas em produtos, vestimentas, máquinas, automação residencial ou gadgets de uso cotidiano que se comportam de maneira inteligente intercomunicando-se via internet a fim de compartilhar dados e tarefas de modo a tornar mais eficientes as tarefas que executam de forma singular ou em conjunto.
Os benefícios dessa integração entre os produtos industriais e os objetos de uso diário são possíveis a partir de sensores que detectam mudanças físicas à sua volta. Estas mudanças transformam objetos estáticos em dinâmicos, combinando inteligência ao meio e estimulando a criação de produtos inovadores e novos serviços. A tecnologia RFID se apresenta como uma das mais promissoras neste sentido. A maior interação e interface com o mundo físico resultante do desenvolvimento e uso da Internet das Coisas levantam questões sobre o impacto social, segurança e fatores econômicos com destaque aos assuntos relacionados à privacidade e segurança das informações contidas nos objetos conectados por RFID, cartões inteligentes, celulares (smartphones), tablets, etc. A combinação destes desenvolvimentos criará uma Internet das Coisas que liga os objetos do mundo de um modo sensorial e inteligente.
Atualmente os principais segmentos de mercado que estão utilizando a tecnologia RFID no Brasil, com seus respectivos focos de soluções são:
Indústria com o foco em soluções de produtividade;
Logística com o foco em soluções de rastreabilidade e mobilidade urbana;
Serviços com foco em soluções de qualidade na prestação dos serviços aos clientes;
Entretenimento com foco em soluções de inovação e experiências integradas para os consumidores;
Bens de consumo apresentam as soluções mais tradicionais com a utilização da tecnologia na cadeia de suprimentos;
Existem iniciativas de destaque nas áreas de saúde, educação e segurança, sendo que nesta última a combinação com outras tecnologias constitui projetos especiais de alto valor agregado.
As