Interferencia da inflação no cotidiano das pessoas
A inflaçrw inercial refere-se a reposição de preços futuros com base na inflação passada, em outras palavras, as altas de preços que ocorreram no período anterior passam a Ser ncorpon[ilns nos preços dos meses seguintes. Isso se dá em função de, por um lado, o tato que parte (Ia economia nacional está indexada: tarifas administrativas sofrem reajustes anuais pelo ICIP-M; aluguéis idem; por outro lado na economia brasileira, os setores econômicos são fortemente oligolopolizados.
No que se refere à inflação de custos, seu contexto pode se dar em uma situação que não há excesso de demanda e sim pressão de custos. Existe unia estreita relação entre os custos de produção e os preços dos bens e serviços. Assim, preço de um bem não pode ser inferior ao seu custo, pois desta forma o empresário leria prejuízos e abandonaria a atividade. Se custo dos fatores de produção aumenta, a única forma de o empresário se manter em equilibrio é repassar esse aumento para o preço de seu produto. Com o aumento dos preços 1i' perda do poder aquisitivo, fazendo surgir a pressão política (lobby) de grupos betu organizados sobre o valor de salários ou insunios básicos. As empresas só podem sustentar os aumentos repassando-os para seus preços, Formando assim um círculo vicioso (espiral inflacionz'iria).
A inflação de custo é o processo inflacionário gerado ou acelerado pela elevação dos custo de produção, especialmente dos salários ou dos preços das importações. A inflação de custo pode ser associada a uma inflação tipicamente de oferta (o nível de demanda 5