Desenvolvimento economico
O Capitalismo é o responsável pelo crescimento causado na produção industriaria, chamando a atenção de todos, principalmente políticos, administradores e economistas . O desenvolvimento com apoio no trabalho operário acompanhado de uma série de inovações tecnológicas implantadas na área industrial como exemplo: tear hidráulico, a máquina de fiar, a locomotiva a vapor, os transportes como o barco a vapor e a locomotiva a vapor. Fábricas com intuito de substituir as máquinas artesanais com tecnologias capazes de produzir em quantidade bem maior em menor tempo e com maior qualidade.
Diante da produção em massa havia a necessidade de livre mercado, que seria um ponto forte, o que levou a negociação pela diminuição da interferência do estado na economia, e como toda mudança causa transformação tanto nas relações no mercado comercial e no mercado de trabalho, é nessa nuança que se desenvolveu a globalização.
A abertura da economia e a globalização são processos irreversíveis, que nos atingem no dia-a-dia das formas mais variadas e temos de aprender a conviver com isso, porque existem mudanças positivas para o nosso cotidiano e mudanças que estão tornando a vida de muita gente mais difícil. Um dos efeitos negativos do intercâmbio maior entre os diversos países do mundo é o desemprego.
No caso brasileiro, a abertura foi ponto fundamental no combate à inflação que causa o aumento dos preços devido a redução de oferta de bens e serviços a uma demanda constante, ou seja, a escassez ou aumento de preço em determinada matéria prima reduz a quantidade produzida, assim aumentando o preço (a inflação) diminui a demanda, a função da inflação é encontrar um ponto de equilíbrio, assim como outras emendas são criadas, como aumento de impostos, gastos públicos concessão de subsídio o que chamamos de política fiscal, temos também a política cambial que administra a taxa de câmbio para garantir funcionamento regular do mercado.
Mas estas