Interdisiplinar
SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
PODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR – INDIVIDUAL DE DEPENDENCIA 3° SEMESTRE
SEABRA
2011
Samir de oliveira cruz
PODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR – INDIVIDUAL DE DEPENDENCIA 3° SEMESTRE
Trabalho apresentado ao Curso Superior em Tecnologia de Análise e Desenvolvimento de Sistema da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina:
Orientadores: Prof. Marcio Chiaveli, Merris Mozer, Roberto Yukio, Nishimura, Simone Tanaka
SEABRA
2011
LISTAS LINEARES
Lista linear é a estrutura que permite representar um conjunto de dados afins de forma a preservar a relação de ordem linear de seus elementos.
Define-se lista linear como sendo o conjunto de nós X1, X2..., Xn, organizados estruturalmente de forma a refletir as posições relativas dos mesmos.
FILA
FIFO significa File in File out, ou seja, o primeiro a entrar é o primeiro a sair. Sua principal aplicação é o armazenamento de dados em que é importante preservar a ordem FIFO de entrada e saída.
As listas são amplamente utilizadas em programação para implementar filas de espera. Em uma fila tipo FIFO os elementos vão sendo colocados na fila e retirados (ou processados) por ordem de chegada. A idéia fundamental da fila é que só podemos inserir um novo elemento no final da fila e só podemos retirar o elemento do inicio.
Como exemplo de aplicação para filas, pode se citar a fila de processos de um sistema operacional. Nela, é estabelecido um tempo t a ser usado por cada um dos processos. Se durante a execução de um processo o tempo passa de q a t, este é posto na fila e o processo seguinte é executado. Se o processo seguinte não terminar de ser executado no tempo t, ele é posto na fila e o processo subseqüente é executado, e assim por diante todos os processos a serem executados outro exemplo que podemos citar é de uma impressora na rede . E em nosso cotidiano um exemplo é quando