iNTERAÇÃO SOCIAL
O lugar da Interação Social na concepção de Piaget – Yves de La Taille
O autor começa citando o livro de Piaget; Biologie et Connaissance, para justificar o pensamento de que a inteligência humana para desenvolver-se precisa de interações sociais, e que quase sempre estas são negligenciadas. Ele diz também que apesar de Piaget ser conhecido por desprezar o papel dos fatores sociais, as poucas palavras por ele citada em seu livro são de suma importância não só para a teoria em questão como também para o tema de seu livro. Um pouco mais na frente o autor diz que o homem é um ser essencialmente social e que o homem que não vive com seus semelhantes, que vive isolado é um ser que não existe.
Existe ainda uma questão que para o autor baseado na obra de Piaget o apenas dizer que o homem é um ser social não vai justificar de onde e como esse ser social interfere no desenvolvimento e na capacidade da inteligência humana. Dai ele ira definir o que significa o ser social e logo explicar como os fatores sociais explicam o desenvolvimento intelectual. O autor diz que o ser social é justamente aquele que consegue relacionar-se com seus semelhantes de forma equilibrada.
Após o autor nos levar a pensar que para atingir um equilíbrio entre ser social e intelectual é como uma escada que para chegar no topo passamos por vários degraus, faz-se então uma comparação com crianças que quando pequenas, pede-se a elas que olhem uns objetos em cima de uma mesa e que elas desenhem como a pessoa do outro lado da mesa está vendo aqueles objetos, mas que a criança só vai conseguir desenhar o que ela mesmo vê. É o chamado egocentrismo, que está presente em todos os seres humanos, onde nessa fase da vida é impossível abster-se do seu eu, tudo se concentra apenas no eu.
O autor diz que existem dois tipos de relação social: a coação e a cooperação. A relação de Coação Social é aquela onde um individuo exerce poder ou prestigio em outro ou em n