Int S Engenharias Gest O E Energia
Na UFABC (Universidade Federal do ABC) o curso recebeu o nome de Engenharia de Gestão pelo projeto pedagógico inicial, que não vingou. Com a atualização do projeto, a grade obrigatória do curso é muito semelhante à grade de um curso de Engenharia de Produção. O nome ainda é o mesmo, e o CREA ainda não reconhece os profissionais formados com título de engenheiro de gestão, porém as habilidades são as mesmas que as de um engenheiro de produção, por isso a palestra tratou as duas engenharias como se fossem a mesma, logo, no conteúdo deste relatório será feito o mesmo.
O Engenheiro de Gestão/Produção se dedica ao projeto e gerência de sistemas que envolvem pessoas, materiais, equipamentos e o ambiente, com conhecimentos tecnológicos básicos da engenharia.
1.1 Diferença entre engenharia de gestão e administração de empresas
A engenharia de gestão tem bases tecnólogicas, sendo essa a principal diferença. Outra diferença é que, apesar de ambas as carreiras terem matérias sobre administração, comércio, contabilidade e técnicas de gerência, na engenharia de gestão essas matérias estão mais voltadas para a realidade industrial.
1.2 Áreas e sub-áreas de atuação no mercado
Área de operações e processos da produção: execução da distribuição dos produtos, controle de suprimentos, gestão da manutenção, e outras.
Área de logística: gestão de estoques, logística empresarial, transporte e distribuição física, e outras;
Área de pesquisa operacional: modelagem, simulação e otimização, programação matemática, processos decisórios, e outras;
Área de engenharia da qualidade: gestão de sistemas da qualidade, planejamento e controle da qualidade, confiabilidade de processos e produtos, e outras;
Área de engenharia do produto: gestão do desenvolvimento do produto, processo de desenvolvimento do produto;
Área de engenharia organizacional: gestão de projetos, gestão da informação, redes de empresas, e outras;
Área de engenharia ecônomica: gestão ecônomica, gestão