insumos gados
Define-se cadeia produtiva como sendo o conjunto de atividades econômicas que se articulam progressivamente desde as fases iniciais da elaboração de um produto até a colocação do produto final junto ao consumidor. Isso inclui desde as matérias-primas, insumos básicos, máquinas e equipamentos, componentes, produtos intermediários até o produto acabado, a distribuição, a comercialização e a colocação do produto final junto ao consumidor, formando elos de uma corrente (Lírio, 2002).
A cadeia produtiva da pecuária de corte no Estado do Pará é formada por seis segmentos interrelacionados, a saber: fornecedores de insumos; produção primária; captação; indústrias processadoras; distribuição e comercialização; consumidores. Além desses, existem órgãos que influenciam toda a cadeia produtiva: governo; associações de classe; instituições de ensino e pesquisa, extensão rural; sistema financeiro e outros. As políticas governamentais, em especial as de comércio exterior, o sistema financeiro, os sistemas de inspeção sanitária/ transporte e de pesquisa e desenvolvimento e, sobretudo, as associações de classe devem estar atentas para prestar todo o apoio à organização da cadeia de pecuária de corte do Estado do Pará (Fig. 1).
Fig. 1. Componentes da cadeia produtiva da pecuária de corte do Estado do Pará.
Fonte: Adaptado de Lírio (2002).
Fornecedores de insumos
Fornecem todos os tipos de insumos necessários para os demais segmentos da cadeia produtiva. Fazem parte desse segmento as empresas de sementes, rações, fertilizantes, produtos veterinários, animais, veículos, máquinas, equipamentos, embalagens, prestadores de serviços, assistência técnica e outros. Lamentavelmente, enquanto os preços praticados pelos diversos segmentos da cadeia produtiva são determinados por fatores diversos, o da maioria dos insumos está inexoravelmente atrelado ao dólar (fertilizantes, medicamentos