Instruções para o Paper
ASSUNTO: PAPER
O QUE É E COMO FAZER?
1. O CONCEITO DE PAPER O “paper” é um pequeno artigo científico a respeito de um tema pré-determinado. Sua elaboração consiste na discussão e divulgação de idéias, fatos, situações, métodos, técnicas, processos ou resultados de pesquisas científicas (bibliográfica, documental, experimental ou de campo), relacionadas a assuntos pertinentes a uma área de estudo.
O “paper” deve ser redigido com observância das regras da norma culta, objetividade, precisão e coerência. Devem ser evitadas as gírias, expressões coloquiais e que contenham juízos de valor ou adjetivos desnecessários. Também é preciso evitar explicações repetitivas ou supérfluas, ao mesmo tempo em que se deve cuidar para que o texto não seja compacto em demasia, o que pode prejudicar a sua compreensão. A definição do título do artigo deve corresponder, de forma adequada, ao conteúdo desenvolvido.
2 PROPÓSITOS DO PAPER
A elaboração de artigos estimula a análise e a crítica de conteúdos teóricos e de idéias de diferentes autores, contribuindo para que o aluno aprenda a sintetizar conceitos, fazer comparações, formular críticas sobre um determinado tema à luz de pressupostos bíblicos, teológicos, teóricos ou de evidências empíricas (que se baseiam na experiência), já sistematizadas.
3 PRÉ-FORMATAÇÃO
Antes de digitar o documento, recomenda-se configurar a página no editor de textos com margens (superior, inferior, esquerda e direita) de 2 cm.
O paper deve ser escrito em papel A4, em um único lado, com fonte “Times New Roman”, tamanho 12. Após a escolha do tipo da fonte, esta deve predominar em todo o trabalho.
Obs: O tamanho do título e subtítulo do trabalho (se houver) difere do restante. (Título tamanho 20 e subtítulo tamanho 16).
Para os parágrafos deve-se utilizar margem justificada e recuo de 1,25 cm da margem esquerda (ou um Tab). O espaçamento para parágrafos de texto deve ser