Instruções básicas de combate á incêndio
Uma bomba condensadora de propano na área de processo necessitava ter sua válvula de segurança de pressão verificada periodicamente.
A válvula fora removida, deixando um buraco na bomba onde ela era instalada. Devido aos trabalhadores não terem conseguido todo o equipamento que eles precisavam até às 18 horas, eles pediram e receberam permissão para deixar o resto do trabalho para o dia seguinte.
Mais tarde, à noite, durante o turno de trabalho seguinte, um pouco antes das 22 horas, falhou a bomba condensadora primária. As pessoas na sala de controle, que estavam encarregadas de operar a plataforma, decidiram dar partida na bomba reserva, sem saber que ela estava em manutenção. um vazamento de condensado de gás natural que se formou sobre a plataforma incendiou-se, causando uma explosão enorme. A explosão iniciou incêndios secundários no óleo, derretendo a tubulação de chegada de gás. O fornecimento de gás causou uma segunda grande explosão que atingiu toda a plataforma,
Aproximadamente vinte minutos depois da explosão inicial, às 22h20, o fogo tinha se espalhado e tinha ficado quente o suficiente para debilitar e então estourar os dutos de gás provenientes das outras plataformas. Estes eram tubos de aço de um diâmetro de vinte e quatro a trinta e seis polegadas, contendo produtos de gás inflamáveis a duas mil libras por polegada quadrada de pressão. Quando estes dutos estouraram, o jato resultante de combustível aumentou o tamanho do fogo dramaticamente de uma bola de fogo para uma torre infernal. No auge do fogo, as chamas alcançaram trezentos a quatrocentos pés no ar e poderiam ser sentidas a uma milha de distância e vistas a oitenta e cinco.
2.PROCEDIMENTOS DE COMBATE Á INCÊNDIO
• Sistema dilúvio anti-incêndio não funcionou
O sistema dilúvio coletava a água do mar para o sistema abaixo da plataforma, próxima do local onde os mergulhadores tinham que trabalhar em algumas etapas de perfuração. Para segurança dos