Instrumento de medida eletrica
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
UNIDADE DIFERENCIADA - SOROCABA/IPERÓ
Engenharia de Controle e Automação
OMA
Oficina Mecânica para Automação
Prática 04
Metrologia e Instrumentos de
Medição
Professor.: Dr. Luiz Carlos Rosa
Instrutor . : Maurício de Almeida Machado
1
Metrologia
Um breve histórico das medidas
Como fazia o homem, cerca de 4000 anos atrás, para medir comprimentos? As unidades de medição primitivas estavam baseadas em partes do corpo humano, que eram referenciadas universais, pois ficava fácil chegar-se a uma medida que podia ser verificada por qualquer pessoa. Foi assim que surgiram medidas padrão como a polegada, o palmo, o pé, a jarda, a braça e o passo.
Algumas dessas medidas-padrão continuam sendo empregadas até hoje. Veja os seus correspondentes em centímetros:
1 polegada = 2,54 cm
1 pé = 30,48 cm
1 jarda = 91,44 cm
O Antigo Testamento da Bíblia é um dos registros mais antigos da história da humanidade. E lá, no Gênesis, lê-se que o Criador mandou Noé construir uma arca com dimensões muito específicas, medidas em côvados.
O côvado era uma medida-padrão da região onde morava Noé, e é equivalente a três palmos, aproximadamente, 66 cm.
Em geral, dessas unidades eram baseadas nas medidas do corpo do rei, sendo que tais padrões deveriam ser respeitados, por todas as pessoas que, naquele reino, fizessem as medições.
Há cerca de 4000 anos, os egípcios usavam, como padrão de medida de comprimento, o cúbito: distância do cotovelo à ponta do dedo médio.
Como as pessoas têm tamanhos diferentes, o cúbito variava de uma pessoa para outra, ocasionando as maiores confusões nos resultados nas medidas. Para serem úteis, era necessário que os padrões fossem iguais para todos. Diante desse problema, os egípcios resolveram criar um padrão único: em lugar do próprio corpo, eles passaram a usar, em suas medições, barras de pedra com o mesmo comprimento. Foi assim que surgiu o cúbito-padrão.
Com o tempo, as barras