Instrumentos de medidas elétricas
Laboratório de Física XX
Professor :
Turma:
Aula ministrada em :
RELATÓRIO N° 01
Laboratório 3 – Instrumentos de Medidas Elétricas
Objetivo
Nesse experimento utilizaremos uma placa de acrílico para montar diferentes circuitos simples e aprenderemos a utilizar diversos instrumentos básicos para efetuar medidas de tensão (voltímetro), corrente elétrica (amperímetro) e resistência elétrica (ohmímetro) nos sistemas montados, observando o comportamento destes quando os circuitos forem modificados.
Introdução Teórica
Montar um circuito consiste em ligar uma fonte a elementos elétricos, como resistores, por meio de fios condutores de eletricidade. A corrente elétrica pode ser definida como um fluxo ordenado de partículas carregadas devido à diferença de potencial gerada pela fonte. Pilhas e baterias são exemplos de fontes de corrente contínua, objeto do presente estudo.
A Lei de Ohm expressa a relação entre a diferença de potencial (V), corrente elétrica (i) e resistência equivalente em um circuito (Req).
V = Req x i, onde Req = ∑Ri (circuito em série) ou ∑(1/Ri) (circuito em paralelo)
Instrumentos de medida são imprescindíveis para o estudo de fenômenos elétricos. Destacam – se quatro aparelhos: amperímetro, voltímetro, ohmímetro e multímetro.
O amperímetro é um instrumento que mede a intensidade da corrente elétrica que passa por um condutor. Para montagem corrente de um circuito, o amperímetro deve ser posto em série, já que, assim, a corrente total do sistema passará pelo aparelho. Caso este fosse colocado em paralelo, a corrente elétrica se dividiria entre os dois caminhos possíveis e a medida seria uma parcela do valor total. Sabendo que a corrente de um circuito varia de acordo com a resistência elétrica equivalente