INSTRUMENTAÇÃO
SAVI
Maceió-AL
27 de novembro de 2012
Instituto Federal de Alagoas – IFAL
SAVI
Aluna: Marianne da Silva de Lima nº17
Turma: 314-A
Maceió-AL
27 de novembro de 2012
Microfone
O microfone é um transdutor usado principalmente nos equipamentos que envolvem sons, ou seja, sinais de áudio. A finalidade de um microfone é transformar sons, incluindo a voz humana, em sinais elétricos, consistindo, portanto em elementos de interface do homem com circuitos eletrônicos os mais diversos. Existem diversos tipos de microfones, que evoluíram ao longo do tempo, e que apresentam características diferentes.
O microfone converte vibrações mecânicas na gama audível (em frequências de 20Hz a 20kHz - seja no ar, água ou num material sólido) em um sinal elétrico. Na maioria dos microfones em uso as ondas sonoras são convertidas em vibrações mecânicas através de um diafragma fino e flexível e em seguida convertidas em sinal elétrico através de bobina móvel ou por carga e descarga de um condensador. No caso de microfones de condensador estes necessitam de uma tensão de alimentação contínua, chamada de phantom power, que é de fato uma tensão de polarização.
O princípio de funcionamento da maioria dos microfones é dado pela maneira como a energia acústica é transformada ou provoca uma alteração de uma grandeza elétrica num circuito. De um modo geral dizemos que a finalidade de um microfone é converter sons em uma corrente ou tensão cuja forma de onda, frequência e intensidade correspondam ao som original.
Tipos de Microfones:
Microfone de carvão
Dentro de uma cápsula de material isolante existem minúsculos grãos de carvão ou grafite os quais em conjunto apresentam uma certa resistência elétrica, medida entre os eletrodos. A tampa da cápsula é um diagrama fino que tem por finalidade captar as ondas sonoras. Quando o som incide nesse diafragma ele pressiona e distende os