Instrumentação
Manômetro
O principio de funcionamento é baseado na alteração da curvatura originada num tubo de secção elíptica pela pressão exercida em seu interior, levando a que o tubo tenda a se desenrolar. Então este tubo tem uma das extremidades fechadas e ligadas a um mecanismo que permite transformar o “desenrolar” do tubo em movimento de ponteiro para medida da pressão.
Transmissor de Pressão
Os instrumentos de transmissão de sinal de pressão tem a função de enviar informações a distancia das condições atuais de processo dessa variável. Esses transmissores convertem o sinal de pressão detectado em sinal elétrico padronizado de 4 a 20 mA dc.
Pressostato É um instrumento de medição de pressão utilizado como componente do sistema de proteção de equipamento ou processos industriais. Sua função básica é de proteger a integridade de equipamentos contra sobrepressão ou subpressão aplicada aos mesmos durante o seu funcionamento. É constituído em geral por um sensor, um mecanismo de ajuste de set-point e uma chave de duas posições (aberto ou fechado).
Manômetro tipo diafragma Diafragma é um disco circular utilizado para medir pressões geralmente de pequenas amplitudes. É uma membrana fina de material elástico, metálico ou não, que fica sempre oposta a uma mola. Ao aplicar-se uma pressão no diafragma causará um deslocamento do mesmo até um ponto onde a força da mola se equilibrará com a força elástica do diafragma. Este deslocamento resultante é transmitido a um ponteiro que mostra a medição efetuada.
Silicio Capacitivo – sensor de pressão Trata-se de um sensor de pressão capacitivo eletrostático dotado de dois diafragmas de silício (1a,1b) ligados eletrostaticamente às faces opostas de um membro isolante (2) para formar duas câmaras de medição (15a, 15b). Uma base de silício (9) é acoplada ao primeiro diafragma (1a), para formar umacâmara de pressão. O membro isolante é provido com um eletrodo provido com orifício. O