Instrumentação e Controle - Lista
a) 100KPa
Sensores para 100KPa, podemos utilizar vários, alguns citaremos a seguir:
Sensor de Pressão Straight;
Sensor de diferencial de pressão;
Sensor e transdutor;
Sensor digital.
b) 10Mpa
Sensor integrado para diagnose de bomba e controle de pressão;
Manômetro portátil de pressão relativa;
Manômetro portátil de pressão diferencial;
c) 1KPa
2- Como funciona os manômetros tipo:
a) Bourdon: seu princípio de funcionamento é baseado na alteração da curvatura originada num tubo de secção elíptica pela pressão exercida no seu interior. A secção elíptica tende para uma secção circular com o aumento da pressão no interior do tubo levando a que o tubo se desenrole. Este tubo tem a uma das extremidades fechadas e ligada a um mecanismo (com rodas dentadas e mecanismos de alavanca) que permite transformar o seu movimento de "desenrolar" (originado pelo aumento de pressão no interior do tubo) no movimento do ponteiro do manómetro.
b) Diafragma: os manômetros que funcionam com diafragma, utilizam elementos flexíveis que devido à diferença de pressão se deforma, movendo um sistema mecânico que indica a pressão. Os diafragmas são usados para a medições de pressão relativamente baixas. Podem medir pressões manométricas ou absolutas.
Possuem aplicações em controle pneumático e válvulas que requerem maior precisão. Os diafragmas podem ser fabricados de couro, teflon, seda ou podem ser metálicos.
c) Coluna de liquido (tubo em “U”): É o manômetro de coluna que se apresenta como o mais simples de todos. O aparelho é construído basicamente em tubo reto em forma de “U” preenchido com fluído manométrico até a sua metade, sendo que as extremidades deste tubo devem estar abertas para a atmosfera. Seu princípio de funcionamento consiste na aplicação de pressão num de seus ramos o que provocará o líquido descer por este ramo e a subir no outro. Na condição de repouso