instrumentaçao cirugica
O que é cirurgia cardíaca?
A cirurgia Cardíaca é um procedimento necessário para aqueles pacientes que apresentam sintomas sugestivos de doença coronariana, doença valvular ou decorrente de problemas congênitos.
A decisão de operar é sempre do seu médico assistente, e da equipe de cirurgiões, após avaliação dos exames pré-operatórios, sendo que, o momento da cirurgia vai depender da gravidade e da urgência de cada caso.
O que é cirurgia de válvula?
Esta cirurgia pode abordar todas as válvulas do coração (mitral, aórtica tricúspide e pulmonar), sendo que a opção pela troca ou pela plastia com preservação da mesma vai depender das condições com que elas se encontrem. A plastia é sempre a técnica de escolha. Quando optamos pela troca da válvula, podemos utilizar dois tipos: metálica ou biológica. Esta escolha é um consenso entre você e seu médico assistente.
Quanto tempo dura uma cirurgia cardíaca?
A duração da cirurgia cardíaca vai variar de caso a caso, não havendo um tempo exato para cada procedimento. A média gira em torno de 04 a 05 horas.
As vias de acesso usadas convencionalmente para as cirurgias de coração são: As Esternotomias; Toracotomias.
Cirurgia cardíaca minimamente invasiva:
Toracoscópio com diâmetro de 5 ou 10 mm, conforme a necessidade de campo visual;
Afastadores de átrio;
Tesouras;
Empurradores de nós;
Porta-agulha e contra porta-agulha;
Pinças, clamps, eletrocautério e grampeadores;
Câmara de vídeo e fonte de luz.
Kits de canulação femoral
Recuperação da cirurgia cardíaca
A recuperação da cirurgia cardíaca é lenta e pode ser demorada. Se o médico optou pela cirurgia cardíaca minimamente invasiva o tempo de recuperação é menor. Em cerca de 1 mês, o indivíduo já poderá voltar a trabalhar, mas se optou pela cirurgia tradicional, o tempo de recuperação pode chegar a 60 dias.
Curativo e pontos cirúrgicos:
O curativo da cirurgia deverá ser