Institutogamaliel
http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/como-davi-utilizou-a-palavra-justificacao/teologia
Como Davi utilizou a palavra ‘justificação’
Através da citação do salmista Davi é possível dimensionar a extensão das expressões ‘justificar’ e
‘justificação’, resta que os cristãos deveriam considerar como sendo certa a morte deles com Cristo ( Rm
6:2 -3 e 7 e 11), e que, da mesma maneira é certa a justificação deles, visto que, aquele que está morto também está justificado.
Aplicação prática da palavra ‘Justificação’
A palavra ‘justificado’ é empregada pelo salmista Davi para dar a conhecer aos seus leitores que Deus é justo
(justificado). Como o salmista sabe que Deus é justo, isto motiva o salmista a reconhecer os seus próprios erros.
Desta forma verifica-se que a palavra ‘justificado’ (declarar justo) somente se aplica ao que é verdadeiro em essência. Parece ser redundante, porém não é. Davi declara que Deus é justo porque Ele é verdadeiramente justo.
O apóstolo Paulo ao declarar que ‘Deus é verdadeiro’ se fundamenta na declaração do rei Davi. Ou seja, ao declararmos algo que diz respeito ao nosso Deus, temos plena consciência de que é verdadeiro, pois assim a
Escritura nos diz.
Chegamos a um ponto crucial: se Paulo utiliza a palavra ‘justificado’ (declarar justo) para expressar algo a respeito dos cristãos, tal declaração também deve ser verdadeira.
Não há como declarar que alguém está justificado, sem que esta pessoa não seja efetivamente justa. Ou seja, os cristãos haviam morrido “Nós, que estamos mortos para o pecado…”, e foram declarados justos “… porque aquele que está morto está justificado do pecado”.
Quando o apóstolo Paulo escreve que os cristãos foram declarados justos, ele não faz referência a uma anistia, ou a uma absolvição, ou a uma concessão, ou a ter em conta ou a um faz de conta. Paulo faz referência a algo que é pleno de todo: aquele que está morto está justificado.
Quem não é cristão não faz jus a tal declaração, pois