Instituição do Diaconos
- DIÁCONOS
Ministros ordenados para as tarefas de serviço da Igreja; aquele que serve a mesa.
Catolicismo: ministrar os sacramentos do batismo e do matrimônio, dar bençãos diversas, dar a benção do santíssimo sacramento, fazer a celebração da palavra, distribuir a sagrada comunhão e fazer pregações. Três ordens da igreja: 1ª Diaconato, que pode ser o diaconato transitório, ou seja o tempo entre o final do curso de teologia e a ordenação presbiteral, ou o permanente, que é composto por leigos, inclusive casados. 2º Presbiterato, ou seja a ordenação sacerdotal , o padre. 3ª Espiscopado, da qual fazem parte os Bispos, os Arcebispos , inclusive o Papa. O cardeal é o eleitor do papa, são escolhidos entre os bispos das maiores cidades do mundo.
Protestantismo: pode ser um cargo inicial ou permanente; a função varia também, podendo o diácono ocupar da administração, manutenção, exercer função litúrgica, cuidar de necessitados, etc.
- CASA DO CAMINHO
Fundada pelos apóstolos - tendo como lider Simão Pedro - na necessidade de difusão dos ideiais cristãs.
Um grande galpão que abrigava necessitados de toda ordem – hospital, escola, algergue, asilo, creche. Além da oferta da palavra ministrada todas as noites pelos apóstolos, aos discípulos que cresciam a cada dia.
Templo e um pronto-socorro: não faziam distinção nem material nem espiritual. Predomínio da FRATERNIDADE.
Localização: Na estrada que ia de Jerusalém a Jope. Localização intencional, sendo Jope um dos maiores portos da Palestina, sua estrada era muito movimentada devido as exportações, o que contribuiu para a popularização da Casa do Caminho.
Da popularidade da Casa, surgiu a necessidade de uma organização mais estruturada, pois os apóstolos estavam sobrecarregados. Criaram então a ordem dos Diáconos, sob inspiração do Alto.
Os diáconos eram responsáveis pela parte administrativa da comunidade, sendo esta uma das primeiras influiencias dos costumes judeus no cristianismo