Instalações Industriais - Vapor
INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS
VAPOR
TIPOS, APLICAÇÕES E PROPRIEDADES
Salvador
2013
VAPOR
TIPOS, APLICAÇÕES E PROPRIEDADES
Salvador
2013
INTRODUÇÃO
Vapor é o gás formado quando a água passa do estado líquido para o gasoso. A nível molecular, isto ocorre quando as moléculas de H20 conseguem se libertar das pontes (i.e. pontes de hidrogênio) mantendo-se juntos. O vapor é utilizado em uma vasta gama de indústrias. Aplicações comuns para vapor são, por exemplo, processos aquecidos a vapor em usinas , fábricas e turbinas movidas a vapor em usinas de energia elétrica, mas os usos de vapor na indústria vão muito além disso, neste trabalho abordaremos algumas relações termodinâmicas com o vapor, os tipos de vapor, algumas de suas tabelas e aplicações.
PROPRIEDADES DAS SUBSTÂNCIAS PURAS As propriedades intensivas (densidade, entalpia, entropia e outras) das substâncias puras relacionam-se entre si através das relações PVT, chamadas de equações de estado volumétricas. A relação PVT mais simples é conhecida como Lei dos Gases Ideais (Equação 1) e se aplica aos gases de baixa densidade e que não apresentam interações intermoleculares significativas, o que significa que sua aplicação é somente para condições próximas das condições ambientais (pressões baixas e baixas temperaturas). (Equação 1)
Onde:
O conhecimento das propriedades de uma substância pura ou de uma mistura é sempre necessário para se resolver muitos problemas na termodinâmica, uma vez que estes problemas geralmente requerem o conhecimento dos valores do volume molar, pressão e temperatura, além dos termos de energia interna, entalpia e entropia. No caso das substâncias muito conhecidas, as propriedades termodinâmicas dadas são apresentadas na forma de tabelas e diagramas, como é o caso das tabelas de vapor