Instalações Especiais
As linhas telefonicas residenciais são instaladas em tomadas padrão conforme mostra a figura abaixo:
Elas devem ficar a 30cm do piso e a 10 cm de cantos e esquinas. Os fios da linhas telefonicas devem ser conectado no borne L1 e L2 ( observar a figura).
O local onde deverá ser instalado deverá ser o mais próximo possível do móvel onde estará situado o aparelho telefônico residencial ou comercial.
Caso o aparelho telefônico possua o conector RJ-11 para ligação na tomada, deverá ser providenciado um adaptador para o msm.
Estas linhas podem ser embutidas nas paredes através de dutos preferencialmente metálicos ou fixadas nas paredes de canaletas quando a construção já estiver pronta.
Entrada telefônica residencial
Poste Particular: é o poste que está sendo utilizado para a entrada de energia elétrica e será utilizado para entrada telefônica sendo construído de concreto armado com 76mm (3’’) de diâmetro. Ele deve ser utilizado sempre que não houver recuo do imóvel ou não for possível assegurar as alturas mínimas do fio telefônico em relação ao fio acabado na rua.
As alturas mínimas do poste são: L= 4,80m do piso acabado, quando a posteação da concessionária de energia elétrica estiver do mesmo lado da via pública (poste de 6,0m com engastamento E=1,2m). L=6,15m do piso acabado, quando a posteação da concessionária de energia elétrica estiver do lado oposto da via pública (poste de 7,5m com engastamento E=1,35m).
< http://www.getulio.eng.br/meusalunos/telefonia/Apostila%20de%20Telefonia.pdf >
Tipos de rede interna
Embutida – Quando as instalações passam por um conduíte ou eletroduto diretamente embutidas na parede.
Aparente – Quando não foi prevista a instalação da linha ou de um ponto telefônico e por este motivo não existe tubulação. Nesses casos o instalador faz a instalação sobre a parede.
Distribuidor Geral (D.G.) – Quando existem mais de cinco linhas telefônicas, no prédio da Escola, é exigido o Distribuidor