Instalações elétricas prediais
Novembro – 2012
Teresina – PI
Para que a energia elétrica possa ser utilizada em residências, prédios e indústrias são necessários à montagem de um conjunto de condutores elétricos, proteções, controles e acessórios especialmente instalados para tal finalidade e que são regidos por normas técnicas especificas, principalmente a NR-10 (Segurança em instalações e serviços em eletricidade) e a NBR-5410 (Instalações elétricas em baixa tensão), entre outras não menos importantes.
No Brasil, o projeto, a execução e a manutenção das instalações elétricas prediais são regidos pela norma NBR 5410/2004. A regulamentação da NBR 5410 se deve em boa parte a evolução técnica e aos interesses de diversas entidades envolvidas nos processos de projetos, execução e manutenção das instalações elétricas, bem como, a fabricação de componentes e equipamentos elétricos, da prestação de serviços dos laboratórios de ensaios e de órgãos certificadores.
Só para se ter uma ideia, a norma NBR 5410 já passou por cinco revisões desde a sua criação, a saber:
1941 - Primeira edição;
1960 - Segunda edição;
1980 - Terceira edição;
1990 - Quarta edição;
1997 - Quinta edição;
2004 - Sexta edição.
Esta última edição de 2004 foi classificada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como sendo a segunda edição revisada e atualizada e que até os dias de hoje é a norma vigente no país.
Seus limites de aplicação têm como base a tensão de alimentação, e vão desde 1 KV para circuitos alimentados por tensões alternadas com frequências inferiores a 0,4 Khz e chegam a 1,5 KV para circuitos alimentados por tensões continuas.
Segundo a NBR 5679/77 o termo projeto é apresentado como definição qualitativa e quantitativa dos atributos técnicos, econômicos e financeiros de uma obra de engenharia e arquitetura, com base em dados, elementos, informações, estudos, discriminações técnicas, cálculos, desenhos, normas, projeções e disposições