Instalação
ARLS Expansão da Luz nº 35
Fiat Lux
Benemérita da Biblioteca Edgard Buytendorp
Grande Oriente de Mato Grosso do Sul – COMAB
Centro de Estudos e Pesquisas Maçônicas Expansão da Luz
\
Instalação
A Instalação é o ato pelo qual se dá posse de um cargo ou de uma dignidade. Investidura. Chama-se instalação somente aquela que concede o direito de exercer os privilégios de um ofício. É uma cerimônia antiga. Os antigos romanos, por exemplo, instalavam seus sacerdotes, reis e magistrados. Chamavam-na, porém, “inauguração”, por ser realizada, geralmente, pelos áugures. (Sacerdote Romano que tirava presságios do canto e do vôo das aves)
A palavra “instalação” é todavia relativamente moderna, tirando a sua origem do latim medieval in e stallum, cadeira. Assim, depois de sua ordenação, ou recepção na ordem sacerdotal, os padres são instalados nas igrejas ou nas paróquias, para as quais foram designados. Tanto o termo como o costume estão ainda em uso.
Em Maçonaria, diz-se do ato que inaugura uma Oficina devidamente autorizada e no qual é instalada a sua primeira administração. Os oficiais de uma Loja, depois de sua nomeação e antes de poderem exercer as suas funções, devem ser instalados. É, principalmente, a cerimônia pela qual os Grão-Mestres e os Veneráveis são colocados no trono da sabedoria.
Os oficiais de uma nova Loja são instalados pelo Grão-Mestre ou por algum ex-Venerável presente, e o Venerável eleito instala então os oficiais subordinados. É uma lei da Maçonaria que todos os oficiais se mantenham em seus postos até serem instalados os seus sucessores.
A instalação é uma cerimônia maçônica que entrou em uso desde os primeiros tempos da Maçonaria especulativa. Referindo-se à maneira de constituir uma nova Loja, dizem as Constituições de 1723 que, depois de certas preliminares, “o Grão-Mestre, por certas cerimônias significativas e segundo os antigos usos, instalará (o primeiro Mestre)