Instalação do serviço dns no windows server 2008
Departamento de Engenharia Informática e Sistemas
MCE – Mestrado em Comércio Eletrónico
GRSI – Gestão de Redes e Serviços Informáticos
2º Semestre - Ano Lectivo de 2010/11
Ficha de instalação e configuração do DNS no Windows Server 2008
Alunos: Marlon Freire - N° 21200498
Javier Pomposo - N° 21170578 Introdução
O DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios) é um sistema de gestão de nomes hierárquico e distribuído operando segundo duas definições:
• Examinar e actualizar a sua base de dados.
• Resolver nomes de domínios em endereços de rede (IPs).
O objectivo é facilitar a identificação dos dispositivos da rede. Na prática, este mecanismo é uma base de dados distribuída com a correspondência entre endereços lógicos e nomes de domínio. Para aceder a um determinado dispositivo a partir do nome, é feito um pedido de resolução do nome ao servidor DNS local. Se este não conseguir resolver o nome, envia um pedido ao servidor DNS hierarquicamente superior, e assim sucessivamente até conseguir encontrar o endereço respectivo. No caso de não existir uma correspondência, é enviada uma mensagem de erro.
Observação:
Normalmente o DNS actua resolvendo o nome do domínio de um host qualquer para o seu endereço IP correspondente. O DNS Reverso resolve o endereço IP, indo a procura do nome de domínio associado ao host. Ou seja, quando temos disponível o endereço IP de um host e não sabemos o endereço do domínio (nome dado à máquina ou outro equipamento que acede a uma rede), tentamos resolver o endereço IP através do DNS Reverso que procura qual nome de domínio está associado aquele endereço. Os servidores que utilizam o DNS Reverso conseguem verificar a autenticidade de endereços, verificando se o endereço IP actual corresponde ao endereço IP informado pelo servidor DNS. Isto evita que alguém utilize um domínio que não lhe pertence para enviar spam,