Pedagoga
CLEZIANE SARMENTO DAMACENO
LUCIANA DA SILVA CAVALCANTE
RAQUEL CÉSAR DE SOUSA DA SILVA
PRÉ-PROJETO DE PESQUISA
MACAPÁ
2010
CLEZIANE SARMENTO DAMACENO
LUCIANA DA SILVA CAVALCANTE
RAQUEL CÉSAR DE SOUSA DA SILVA
PRÉ-PROJETO DE PESQUISA
Projeto de Pesquisa apresentado a Universidade Vale do Acaraú, dentro do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, como pré-requisito parcial da construção do Trabalho de Conclusão de Curso sob orientação do prof. Judenilson Texeira Amador.
MACAPA
2010
Já estamos no século XXI e a questão da prova dentro de sala de aula nas escolas ainda continua causando inquietações nos professores, pais e os mais interessados, também menos favorecidos, os alunos, no tocante a sua forma de abordagem. Fazendo uma análise dentro do ponto de vista da receptividade deste instrumento, abordaremos para levantamento de questões norteadoras, neste trabalho, o tema “avaliação escolar”, dentro do qual, ressaltaremos a percepção de alunos do 1º Ciclo do Ensino fundamental da escola E.M.E. F Eliana Flexa Vilhena os quais nos informarão a maneira como vêem esse instrumento, ou seja, como lhes é imposto.
Partindo desses pressupostos, de que dentro da avaliação a prova ainda é o instrumento mais utilizado e colocado de forma ameaçadora por alguns professores, tomaremos por base alguns autores tais como Vasco Pedro Moretto, Celso Vasconcelos, Celso Antunes, Cipriano Carlos Luckesi e Jussara Hoffmann dentre os quais faremos menção inicialmente a Moretto quando nos leva a pensar sobre essa ferramenta como “um trabalho que tem limites”. Queremos dá ênfase a essa linha de raciocínio afirmando que o ato da avaliação vai além das questões em si, pois o professor deverá levar o aluno a repensar para reconstruir com liberdade de expressão contextualizada sem a preocupação do valor final de suas notas, levando-os a desenvolver capacidade de atribuir bons significados ao que está fazendo.
Nesse aspecto, façamos