instalaçoes eletricas em area classificada
6a. edição
Marco Antônio Ribeiro
Instalações Elétricas em
Áreas Classificadas
6a. edição
Marco Antônio Ribeiro
Dedicado a Maurício Kurcgant e Meva Su Duran, meus amigos da
Foxboro. E também à Foxboro, onde aprendi o pouco que sei do assunto. Quem pensa claramente e domina a fundo aquilo de que fala, exprime-se claramente e de modo compreensível. Quem se exprime de modo obscuro e pretensioso mostra logo que não entende muito bem o assunto em questão ou então, que tem razão para evitar falar claramente. (Rosa Luxemburg)
© 2008, 2004, 2003, 1993, 1989, 1980, Tek Treinamento & Consultoria Ltda.
Salvador, Inverno 2008
Prefácio
Na década de 1970, o autor acompanhou a implantação do pólo petroquímico integrado de Camaçari, BA, primeiro local do Brasil onde foi aplicada, de modo consistente, a técnica de proteção de segurança intrínseca à instrumentação eletrônica. Durante muito tempo e em várias palestras, ele foi questionado acerca de classificação de áreas perigosas, equipamentos elétricos em áreas perigosas, exigências das áreas perigosas. Assim, ocorreu ao autor que se houvesse um manual técnico disponível que tratasse das áreas perigosas e seus problemas correlatos, ele simplificaria o trabalho de muitos técnicos. Há muitas publicações, no exterior, relacionadas com áreas perigosas, incluindo as normas para a construção e teste de desempenho dos instrumentos, normas de instalação, normas e manuais de classificação de áreas perigosas. Porém, ainda não é disponível, no Brasil e em português, sobre os aspectos específicos das áreas perigosas.
Este trabalho foi escrito com o objetivo especifico de informar aos engenheiros e técnicos de instrumentação, eletricidade, operação e laboratório químico que estejam envolvidos, ocasionalmente ou de modo constante, com os vários aspectos de instalações elétricas em áreas perigosas. Ele pretende ajudar a remover medos, preconceitos,