Instalando programas com o apt
O apt-get é uma ferramenta extremamente poderosa e prática de usar depois que você aprende os conceitos básicos. Ele pode ser encontrado não apenas no Debian, Ubuntu e no Kurumin, mas em outras distribuições baseadas no Debian, como o Lycoris, Libranet e até mesmo no Linspire. Ferramentas como o urpmi do Mandrake, o synaptic do Conectiva e o yum do Fedora também são baseados nele.
Em primeiro lugar, o apt-get utiliza um conceito de fontes de atualização. Ele pode obter pacotes de praticamente qualquer lugar, incluindo CD-ROMs do Debian, unidades de rede, etc. Mas, o meio mais usado é justamente baixar os pacotes via internet, o que permite obter sempre as versões mais recentes dos programas.
Para usar o apt-get, o primeiro passo é rodar o comando "apt-get update", que faz com que o apt-get verifique todos os repositórios disponíveis e baixe a lista com os pacotes disponíveis em cada um. Isso permite que ele crie uma espécie de banco de dados, com os pacotes disponíveis, onde cada um pode ser encontrado e qual endereço contém a versão mais recente. Este comando deve ser executado periodicamente. O ideal é que você o use uma vez por semana, ou sempre que for fazer alguma instalação importante:
# apt-get update
Lembre-se de que para virar root, basta digitar "su" no terminal e fornecer a senha configurada durante a instalação.
Terminado, você pode começar a instalar os programas, usando o comando "apt-get install", seguido do pacote desejado. Para instalar o Abiword (o processador de textos), por exemplo, use o comando:
# apt-get install abiword
Veja que o apt-get cuida de toda a parte chata. No meu caso, por exemplo, é preciso instalar também os pacotes "abiword-common", "libenchant1" e "libmyspell3", que o apt-get instala automaticamente junto com o pacote principal, depois de pedir uma confirmação.
[pic]
Terminada a instalação, o Abiword já está pronto para usar. Você vai encontrar o ícone dentro do menu "Escritório e