instalacoes eletrica
O presente relatório visa descrever a realização do estágio supervisionado I do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Anhanguera – UNIDERP, o qual foi realizado na empresa RMX ENGENHARIA.
O estágio teve como base desenvolvimento de projeto elétrico residencial.
Esse relatório descreve as atividades realizadas durante o estágio, organizado de maneira a seguir a ordem de execução real utilizada na Empresa MRX ENGENHARIA, para execução de projeto elétrico residencial, procurando explicar cada uma de suas etapas, e deixando sempre claro a importância da segurança no projeto.
INTRODUÇÃO
Motivação
Para se desenvolver um bom projeto elétrico não é suficiente ter o título de Engenheiro Eletricista, mas sim ter experiência e confiança e embasamento teórico, adquiridas com anos de trabalho e com a supervisão de alguém mais experiente. É necessário também o conhecimento de normas regulamentadoras e ter a experiência para encontrar sempre a melhor solução possível.
Estrutura de projetos
Os projetos em geral são feitos em folhas A1 ou A0, e entregues aos clientes em várias folhas diferentes com as plantas de cada pavimento, os cálculos necessários, o esquema vertical da construção, as vistas dos medidores e do Quadro Geral (QG), e quando houver, o projeto da subestação.
Com tantas informações, é preciso organização uma sequência padronizada de projetos. Deve-se seguir fielmente o roteiro de projetos, ou seja, Só começar um passo, quando tiver terminado completamente o anterior, e assim sucessivamente. Dessa forma o projetista não correrá o risco de ficar perdido durante a execução do seu trabalho.
Roteiro de projetos
As etapas do Roteiro de projeto são divididas em:
1 - Determinação da carga instalada na iluminação e tomadas (de uso geral e específica);
2 - Divisão dos circuitos e escolha da seção dos condutores (corrente e queda de tensão);