Inspeção
Inspection, Conservation and Management of Concrete Bridges and Viaducts
José Afonso Pereira Vitório
Eng° Civil, especialista em estruturas do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco–DER-PE
Av. Cruz Cabugá, 1033 – Recife-PE. Cep.: 50040-000 Tel.: (0xx81) 4009-4271 Tel/Fax.: (0xx81) 3244-1259
Resumo
A ausência de políticas e estratégias nas esferas federal, estaduais e municipais, voltadas para a manutenção das obras públicas, faz com que os órgãos responsáveis por estas obras preocupem-se apenas com a execução, não havendo qualquer prioridade para as questões relacionadas à conservação de tais obras. Exemplos evidentes disso são as pontes e viadutos que compõem a malha viária brasileira. Isso pode ser constatado através da simples observação do atual estado de degradação de significativa parte desses importantes acervos técnicos, econômicos e sociais do país, conhecidos como Obras de Arte
Especiais.
Nesse sentido, este trabalho se propõe a contribuir para que haja uma mudança nessa cultura de falta de manutenção, através da implantação de eficazes sistemas de gestão dessas obras de infra-estrutura viária.
Tais sistemas que, desde o início da década de 80 do século passado, vêm sendo utilizado nos países europeus, nos Estados Unidos e em diversos outros países, não tem sido, até agora, com raras exceções, adotados no Brasil. Isso vem resultando em graves conseqüências, principalmente no que se refere à freqüência com que tem ocorrido acidentes estruturais envolvendo as pontes e viadutos. Também deve ser considerado os prejuízos financeiros que a deterioração de tais obras está trazendo à sociedade, a quem cabe, em última análise, arcar com os altos custos dos reparos que, por serem feitos tardiamente, sobem em progressão geométrica (ver Lei de Sitter).
O Sistema de gestão proposto neste trabalho é apresentado na forma conceitual e baseia-se em um modelo já consagrado