Inspeção visual
2-Qual o principio da inspeção visual?
R: O ensaio é baseado no uso correto da luz como um detector. Analisando-se a direção, amplitude e fase da luz difundida ou refletida pela superfície de um objeto opaco, ou transmitida por um meio transparente, obtém-se as informações sobre o estado físico do objeto examinado.
3-Qual a técnica mais sofisticada para a inspeção visual?
a) interferometria holográfica
b)projetores óticos
c)gabarito e comparadores
d)telescópio e tuboscópio
R:a
4-Com respeito aos métodos holográficos,quais são as causas de suas limitações?
• a) Todas as técnicas que fizerem uso da luz incidindo em ângulo muito pequeno para a detecção de descontinuidades através da difusão são inúteis em superfícies espelhadas.
• b) Ensaio de grandes componentes envolve o problema do arranjo do equipamento de interferometria, em virtude apenas da necessidade de iluminação em áreas extensas.
• c) Todas as técnicas que fizerem uso da luz incidindo em ângulo muito grande para a detecção de descontinuidades através da difusão são inúteis em superfícies espelhadas.
• d) Ensaio de grandes componentes envolve o problema do arranjo do equipamento de interferometria, em virtude da necessidade de iluminação em áreas extensas e a possibilidade de distúrbios provocados por pequenos movimentos.
5-Marque v ou f,para as afirmações abaixo:
(f)Nos métodos tradicionais as descontinuidades são simplesmente observadas tal como elas aparecem no interior examinado, ou ligeiramente ampliada. (v) Nas técnicas mais avançadas, tal como interferometria holográfica, a imagem da descontinuidade é processada pelo computador e é reconstituída num monitor na forma de padrões de interferência. (v)A introdução de micro-câmeras de vídeo conectadas aos microcomputadores