Insetos
Sertão Pernambucano-Campus Ouricuri
Equipe:
Ana Claudia da Silva; Emanuela Leite; Maria Lucimar e Mailton Delmondes
Resumo: O presente trabalho deve o objetivo de coletar e identificar a abundancia de insetos em uma área de bioma caatinga. Foi realizado na zona rural do povoado do jacaré município de Ouricuri-PE, onde foram feitas 5 coletas durante o período de um mês, utilizou-se dois tipos de armadilhas PITFALL e PET COM os insetos coletados foram separados em nível de ordem e quantificados no laboratório do IF Sertão- Campus Ouricuri. Foram coletados 2.228 espécimes de insetos pertencentes a 5 ordem. As ordem com maior porcentagem de insetos foram Hymenoptera(71%) e Isoptera (15,43%).
Introdução:
No bioma caatinga como em tantos outros biomas apresenta um elevado numero de insetos que trazem tantos benefícios como malefícios a produtividade, qualidade de alimentos como mesmo a saúde da população
A exemplo disso temos as populares pragas de frutíferas, hortaliças e da própria caatinga de uma forma em geral. Que são um grande problema a diversos produtores, pois as mesmas lhes acarretam vários prejuízos.
Para que se faça um controle apropriado desses insetos é necessário saber identificá-los. E por isso fui desenvolvido esse trabalho para coletar e identificar a abundancia de insetos em uma área de bioma caatinga.
Material e Métodos
Foi realizado na zona rural do povoado do jacaré município de Ouricuri-PE.
As coletas foram feitas semanalmente durante o mês de novembro no período da manhã, onde fui totalizada 5 coletas . Utilizou-se dois tipos de armadilhas PITFALL e PET COM contendo no interior do recipiente álcool 70.
A armadilha PET COM foi fixada a uma arvore de aproximadamente 2m de altura do solo e a PITFALL em uma localidade próxima a plantações. Os insetos coletados foram separados em nível de ordem e quantificados no laboratório do IF Sertão- Campus