insetos
ALEXANDRE ZIMER
GERSON BULOS
JULIANA RIBEIRO
YASMINE MOREIRA
Salvador
Setembro - 2013
ALEXANDRE ZIMER
GERSON BULOS
JULIANA RIBEIRO
YASMINE MOREIRA
ATAQUE DE INSETOS NA MADEIRA
Trabalho apresentado ao Professor Eduardo Parente Prado, da disciplina Estruturas de Madeira da turma ECI042, turno Noturno, do curso de Engenharia Civil.
UNIFACS – Universidade Salvador
Salvador - 14 de setembro de 2013
Introdução
Existem varios tipos de insetos, separados por ordens. Esse trabalho é destinado a falar sobre os insetos xilófagos, que são aqueles que se alimentam de madeira ou, mais precisamente, da celulose, que é um de seus constituintes. As ordens que causam maior dano a madeira são: Isóptera, que compreende os cupins ou térmitas; Coleóptera, representada pelos besouros, "carunchos" e "brocas"; Hymenóptera, representada pelas vespas, abelhas e formigas; Díptera, a qual pertencem as moscas e mosquitos; Lepidóptera, a qual pertecem as borboletas e mariposas. Os principais deles são: as brocas (Coleoptera) e os cupins (Isoptera).
Os insetos pertencentes a Ordem dos Coleópteros, depois dos cupins, são aqueles que causam maiores danos às madeiras. São conhecidos como carunchos ou brocas e atacam a madeira nas mais diversas condições de umidade e uso. Os mais perniciosos são os do gênero Lyctus e Anobium, além de outros pertencentes a família dos Cerambicídeos, os quais serão aqui enfatizados. O ataque destes insetos é feito durante o período de seu ciclo vital, o qual compreende as fases de ovo, larva, pupa e inseto adulto.
1.0 – TIPOS DE INSETOS
1.1-Lyctus sp
O alburno da maioria das madeira de folhosas são susceptíveis ao ataque de Lyctus brunneus Steph, coleóptero conhecido no Brasil como "caruncho" e no exterior como "powder post beetle". O ataque se efetiva no alburno de madeiras que contém, preferencialmente, reservas