Inseticidas
Inseticida é um tipo de pesticida usado para controlar populações de insetos, destruindo ovos e larvas, principalmente os insetos adultos. Os inseticidas são utilizados na agricultura, na indústria, comércio e nas casas etc.
São chamados de inseticidas domissanitários e são diferentes dos usados na agricultura, porque devem ser registrados no Ministério da Saúde.
Portanto, inseticida é considerado qualquer substância letal as pestes cujo emprego seja economicamente viável.
HISTÓRICO
Ao longo da história, diversos tipos de materiais de origem natural foram usados contra os insetos, tais como o mercúrio, o arsênico, a nicotina, o tabaco.
O desenvolvimento de novos inseticidas foi alavancado pela necessidade de se criar produtos menos tóxicos. O notório DDT foi criado como uma alternativa mais segura se comparado com os inseticidas anteriores, que usavam arsênico em sua composição, por exemplo. No entanto, o uso exagerado da substância pode oferecer riscos à natureza e ao homem.
TÉCNICAS DE DESINSETIZAÇÃO
Há diversas técnicas de desinsetização de acordo com o tipo do local e a atividade desenvolvida no local a ser tratado considerando ainda o nível da infestação e qual praga se pretende controlar.
A desinsetização para o controle de cupins de madeira seca ou subterrâneos é chamada de Descupinização e envolve outras técnicas para o controle de insetos xilófagos (que comem madeira) incluindo o controle de brocas de madeira. As técnicas de controle são bem diferentes para os cupins e para as brocas de madeira, se comparadas com o controle de insetos como baratas, moscas, formigas, traças, etc., assim como para as pragas de grãos armazenados, que são insetos cujo desenvolvimento ocorrem em alimentos como farinhas, arroz, feijão, milho, chocolate ou seja alimentos armazenados. Para esse o controle populacional desses insetos são utilizadas outras técnicas.
Dessa forma pode-se avaliar que para usar as técnicas de controle de pragas é