Insad jobs
1222 palavras
5 páginas
O Euro e o Mercado de AçõesA recente crise econômica na Europa assustou os investidorese trouxe algumas limitações para quem opera com ações e outros ativos financeiros. A questão do tempo de operação e o problema da diversificação voltaram a perturbar muitos especuladores. As dúvidas sobre o destino do mercado também não param porque a maioria esperava uma recuperação gradual da última crise. "Todavia acredito que os preços das ações não deveriam ter subido como subiram até recentemente, mas será que eles cairão ainda mais?"Todavia acredito que os preços das ações não deveriam ter subido como subiram até recentemente, mas será que eles cairão ainda mais?
Diga-se de passagem que a queda nos preços das ações é tardia. A demora em entender porque os preços deveriam recuar é fruto do viés natural de alta nesse mercado e da esperança vã de que não deve haver outra crise porque já tivemos uma recentemente. Infelizmente, ninguém contava com o problema do endividamento de muitos países membros da comunidade europeia. Ainda bem que a relação euro-dólar sempre foi um bom indicador e já assinalava uma mudança de rumo no mercado financeiro desde dezembro de 2009. Ele ajudou a muitos evitarem perdas maiores com o recuo nos preços. Entretanto ainda existe muito pessimismo e não existem sinais claros de uma recuperação na economia real que possa dar consistência as subidas que presenciávamos até pouco tempo.
Parece-me que está havendo um grande equívoco nas políticas econômicas. Os governos consideraram a crise passada apenas como uma mera questão de liquidez e, por isso, injetaram dinheiro nos principais bancos como uma "ainda existe muito pessimismo e não existem sinais claros de uma recuperação na economia real que possa dar consistência as subidas que presenciávamos até pouco tempo"forma de estancar a crise e a queda das bolsa. Além desse engano, o problema principal não foi resolvido porque ele é muito delicado e profundo para ser erradicado de uma só vez. Isso