inovação
A Cooperativa Bom Jesus-PR
A BJ, com sede no município da Lapa, no Estado do Paraná, foi fundada em julho de 1952. Em 2007, eram administrados por uma diretoria composta por sete membros, todos associados, que foram reeleitos pela Assembléia Geral, em dezembro de 2010, para um mandato de mais quatro anos. Três eram diretores executivos e se dedicavam integralmente à administração da cooperativa, a saber: o diretor presidente, o diretor vice-presidente e o diretor secretário. Os demais eram diretores conselheiros.
Naquele ano, a BJ contava com pouco mais de 3.000 produtores em seu quadro de associados, que eram, em sua maioria, mini e pequenos produtores rurais presentes em mais de 20 municípios. A principal atividade da cooperativa era a comercialização e beneficiamento do leite, que respondeu em 2009 por, aproximadamente, 44% do faturamento total de R$ 150 milhões. A cooperativa pretendia ser a empresa líder do mercado agropecuário da região, atingindo faturamento de R$ 4 milhões até o ano de 2013.
Em virtude da estiagem e da crise no ramo agropecuário, provocada pela baixa de preços das commodities e do câmbio do dólar, o faturamento da cooperativa sofreu oscilações em anos anteriores. Os resultados adversos desafiaram a administração a repensar seu negócio central. A cooperativa precisava continuar crescendo com o intuito de maximizar os benefícios proporcionados ao produtor rural associado, dentre eles o sempre desejado aumento de renda. A melhor seleção e utilização das matrizes leiteiras na propriedade, de acordo com o diretor secretário, seria uma das possibilidades, visto que entre o plantio e a colheita há períodos de ociosidade produtiva.
Para continuar essa tendência de crescimento e o cumprimento das metas a Cooperativa vai captar recursos de terceiros, onde depois de pesquisar tanto a melhor instituição foi o BANCOOB (Bancos das Cooperativas Brasileiras) que irão lhe emprestar 45% do valor do