Injeção de Polimeros
Método Químico de INJEÇÃO DE POLÍMEROS
Introdução
Polímero é um composto cuja molécula é muito grande, formada por milhares de blocos que se repetem, chamada monômeros. Na injeção, os polímeros têm a finalidade de melhorar a eficiência do deslocamento de óleo e sua principal característica é o aumento da viscosidade da água injetada.
Principais polímeros utilizados na recuperação do petróleo:
Polímero Sintético, chamado Poliacrilamida Parcialmente Hidratada (HPAM).
Biopolímeros (Goma Xantana). Os Biopolímeros são mais caros em relação ao Polímero Sintético, mas podem ser utilizados à condições de alta temperatura (80ºC) e altas condições de salinidade (170000 ppm).
Injeção de Polímeros – No mundo
Na Índia, tiveram sucesso com o aumento da produção de óleo de 9,4% devido a injeção de polímeros.
Campos no norte da Alemanha obtiveram de 8 a 22% no aumento da recuperação.
Injeção de Polímeros – No Brasil
No ano de 2004, a Petrobrás desenvolveu projetos pilotos em três campos on-shore na Região Nordeste:
Carmópolis (Sergipe)
Buracica (Bahia)
Canto do Amaro (Rio Grande do Norte)
O objetivo dessas iniciativas foi obter conhecimento prático do processo para aplicações futuras em outros reservatórios.
Nos anos 90, a Petrobrás já lidou com os métodos de injeção de polímeros onde os resultados não justificaram a adoção da metodologia, pois os preços do barril eram cotados abaixo da linha dos U$$20 e os produtos químicos custavam caro. Isso fez esse método não se mostrar economicamente viável.
Objetivo da Injeção de Polímeros Esse método tem como principal objetivo aumentar a viscosidade e reduzir a permeabilidade da faze aquosa, com esses dois fatores o resultado é uma melhoria na relação de mobilidade entre a fase aquosa e a fase oleosa. Com isso, há uma uniformização da frente de avanço, que melhora a eficiência do varrido. Este método visa recuperar o óleo móvel remanescente que a