Inglês
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA - VESTIBULAR 2010 - PROVA DISCURSIVA
01) O estudo genético de uma espécie de planta diploide evidenciou que o caráter “formato de folha” era condicionado por apenas um gene de um único loco cromossômico. Entretanto, dentro da população existem quatro fenótipos diferentes de folhas. O quadro abaixo apresenta os alelos na ordem do maior para o menor efeito de dominância (de cima para baixo), os fenótipos e a qualidade comercial.
Alelos
Fenótipos
Qualidade comercial
FL
liso boa Fs serrilhado boa
Fa
afilado boa Fo ondulado baixa
Utilizando esses dados, cite:
a) o genótipo e o fenótipo de uma planta parental que, se cruzada com uma do tipo ‘liso’ e que não tenha o alelo da folha ondulada, poderia produzir descendentes apresentando a maior diversidade de fenótipos de boa qualidade comercial:
(genótipo): ________________________ (fenótipo): ________________________
b) o número de combinações possíveis de genótipos diferentes que poderiam ser encontrados nessa população; e a probabilidade (%) de se obter duas plantas onduladas da autofecundação de uma parental do tipo afilada heterozigota:
(número): _________________________ probabilidade (%): _______________________
c) o nome específico dado na genética para esse modo de herança:
(nome): _____________________________________________ Resolução:
a) A planta lisa a ser cruzada pode apresentar dois genótipos: FLFs ou FLFa . Excluímos o genótipo FLFo (orientação no enunciado) e o genótipo FLFL (pois, nesse caso, 100% dos descendentes teriam o fenótipo liso).
Para sair um descendente de folha afilada, este deverá ser homozigoto (pois o alelo Fo foi excluído). Assim, tanto a planta parental quanto a de fenótipo liso devem possuir o alelo Fa. Com isso, determinamos o genótipo da planta de fenótipo liso: FLFa. Para sair descendente “serrilhado”, a planta parental precisa ter o alelo Fs. Logo, seu genótipo é FsFa.
Resposta: