ingles
Alpinista é nome dado aquele que exerce esse desporto ou actividade [2] .
O alpinismo não deve confundido com o montanhismo que além de um termo genérico relacionado com a montanha, também se pode referir à prática da marcha em condições de baixa ou média montanha.
Materiais de segurança
O arnês ou baudrier
Trata-se de uma espécie de cinto muito resistente que amarra o corpo do escalador à corda. É um tipo de acessório que garante a máxima proteção em qualquer tipo de ascensão e também em caso de queda. A sua utilização impede o aparecimento de lesões ou pressões irregulares do corpo e é por isso que deve ser colocado de uma forma justa e uniforme ao corpo.
O capacete de escalada
O capacete de escalada é um dos acessórios mais importantes na prática desta modalidade, pois a sua utilização poderá ser suficiente para salvar a vida de um escalador em caso de queda ou de acidente. A sua utilização nunca deve ser descurada e todos os escaladores devem ter a consciência que o seu uso é uma obrigação.
Os pés de gato
Trata-se de uns ténis específicos que são utilizados na escalada. Estes devem ser firmes e ajustáveis aos pés dos praticantes para que seja possível uma maior aderência e progressão na escalada. Ao ascender a uma determinada superfície é fundamental que os pés estejam bem assentes no chão e com umas botas ou ténis normais não se conseguiria escalar corretamente. Alguns percursos de baixa aderência, como por exemplo os de granito, são quase impossíveis de se fazer sem os pés de gato. É de realçar que os escaladores utilizam os pés de gato pelo menos dois números abaixo do número do calçado normal e isso permite que