Inglaterra
Economia
A moeda utilizada na Inglaterra é a libra esterlina (£), ou pound, uma das mais fortes moedas do mundo. Uma das quatro principais economias européias, a Inglaterra é um centro líder de comércio exterior e de serviços financeiros, com o 5º Maior Produto Interno Bruto (PIB), próximo aos 2 trilhões de dólares, inferior apenas aos Estados Unidos, Japão, China e Alemanha. Nas últimas duas décadas o governo tem contido o crescimento de programas de bem estar social.
A Inglaterra é um dos maiores exportadores europeus de produtos manufaturados, petróleo, químicos, veículos automotores, aeronaves, metais, têxteis acabados, maquinário. A agricultura é um dos setores mais importantes da economia, com cereais, como trigo, aveia, centeio, etc. As indústrias também se destacam na economia inglesa. Mas o sector dos serviços, como bancos,seguros, serviços financeiros, etc., é aquele que contribui para a maior parte do PIB da Inglaterra. Muitas empresas tecnológicas produzem e comercializam seus produtos no mundo todo. A economia inglesa é uma das mais fortes da Europa, embora não esteja totalmente integrada ao Mercado Comum Europeu.
O Reino possui grandes reservas de carvão, gás e petróleo. Sua agricultura é intensiva, altamente mecanizada e muito eficiente, mesmo para os padrões europeus.
O Clima da Inglaterra
A Inglaterra possui um clima temperado oceânico com presença de chuvas, de intensidade fraca, durante quase todo o ano. Ocorre no país uma variação de temperatura muito grande. No inverno, a temperatura pode cair a -5ºC, enquanto no verão atinge a marca de 30º C. Porém, a temperatura média anual fica em torno de 10ºC.
O vento predominante, de direção sul-oeste, costuma levar para o território do país calor e umidade vindos do Oceano Atlântico.
Nas estações da primavera e inverno pode ocorrer a queda de neve.
Vegetação
Ao longo dos séculos a vegetação do território inglês foi sendo devastada pelo homem. Atualmente somente 8% de matas e