INFORMÁTICA
Tipos de software
Em todas as plataformas virtuais de computadores, software pode ser agrupado em algumas amplas categorias.
Propósito, ou domínio de uso.
Baseado na meta, softwares de computadores podem ser divididos em:
Aplicações - usa o sistema do computador para realizar um trabalho útil ou fornecer funções de entretenimento além da operação básica do próprio computador.
Programas do sistema - é feito pra operar o hardware do computador, pra fornecer funcionalidade básica, e proporcionar a plataforma para rodar as aplicações. Programas do sistema incluem:
Sistema operacional, uma coleção essencial de programas de computador que administra recursos e fornece serviços em comum para outro software. Programas de supervisão, inicialização, interfaces do usuário e janelas do sistema são a parte central do sistema operacional. Na prática, um sistema operacional vem empacotado com softwares adicionais(incluindo aplicações) que um usuário pode potencialmente fazer alguns trabalhos com um computador que tem somente um sistema operacional.
Driver de dispositivos, um programa que opera ou controla um tipo particular de dispositivo que é ligado a um computador. Cada dispositivo precisa de, no mínimo, um driver; portanto um computador precisa de mais de um driver de dispositivos.
Utilitários, software feito para auxiliar usuários na manutenção e cuidado dos seus computadores.
Software malicioso ou malware – software de computador desenvolvido para prejudicar e quebrar computadores. Como tal, malwares são indesejáveis. Malware é frequentemente associado com crimes computacionais relatados, embora alguns programas maliciosos podem ter sido feitos para brincadeiras.
Natureza, ou domínio de execução.
Aplicações da área de trabalho como navegadores, e Microsoft Office, como também aplicações de smartphones e tablets (chamados “apps”).
Servidores
Scripts, como Javascript script são pedaços de softwares