Informática e eletrônica
Um corpo qualquer é formado de matéria, que nada mais é que um aglomerado de átomos. O modelo mais simples de átomos é aquele constituído por um núcleo, ao redor do qual giram os elétrons. O núcleo é formado por varias partículas, das quais nos interessam os prótons. Os prótons possuem carga positiva (+), enquanto que os elétrons têm carga negativa (-).
ELÉTRON É ELETRECIDADE
Núcleo
Elétron
Características Elétricas dos Átomos
Um átomo está no estado neutro quando tem o mesmo número de prótons e elétrons; segue que um átomo no estado neutro tem carga nula. Em geral, um átomo pode perder ou ganhar elétrons, saindo de seu estado neutro. Quando um elétron abandona sua órbita, imediatamente seu lugar é ocupado por elétron de outro átomo, conseqüentemente, esse outro elétron deixa o seu lugar vago, que será substituído por um terceiro, e assim, sucessivamente. A esse fenômeno denominamos Corrente Elétrica
ÀTOMO NORMAL
PERDEU UM ELÉTRON
+
+
Elétrons Presos: são elétrons das órbitas internas de um átomo, que dificilmente poderão ser retirados dos mesmos. Exemplo: Elétrons dos materiais isolantes. Elétrons Livres: são elétrons que deixam a órbita de um átomo e vagueiam livremente pela matéria. Exemplo: Elétrons dos materiais condutores.
1
Eletricidade: é o movimento de elétrons livres devido o excesso ou falta destes em um material.
GRANDEZAS ELÉTRICAS
Corrente Elétrica: A corrente elétrica ou intensidade de corrente é o movimento dos elétrons livres no circuito. Para se definir corrente elétrica, colocamos uma superfície S transversal ao frio condutor, e medimos quantidade de carga que atravessa por unidade de tempo.
Q
Q Q
Q Q Q
I= Q t t
S
A unidade de corrente é o Ampere (A).
Sentido de corrente elétrica
Sentido Convencional: A corrente circula fora da bateria, do pólo positivo para o negativa, e dentro deste, do pólo negativo para o pólo positivo.
+
I=?
_
Sentido Eletrônico: A