informática básica
Em português, a palavra informática é formada pela junção das palavras informação e automática. Pode dizer-se que informática estuda o processamento automático de informações por meio do computador.
Um computador basicamente é dividido em hardware e software
HARDWARE – pode ser definido como um termo geral para equipamentos. Na área da computação, se aplica à unidade central de processamento, à memória e aos dispositivos de entrada e saída.
SOFTWARE – é uma sequencia de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado /informação. Software seria tudo o que faz o computador funcionar executando-se a parte física dele. Exemplos de softwares são os sistemas operacionais e programas de edição de imagem.
PEOPLEWARE – é a parte humana que se utiliza das diversas funcionalidades dos sistemas computacionais, seja este usuário um analista de sistema ou, ate mesmo, um simples cliente que faz uma consulta em uma caixa de eletrônico da rede bancaria, como também uma atendente de um supermercado. Os periféricos são itens de hardware de um computador, são aparelhos ou placas que enviam ou recebem informações do computador. Os de saída transmitem informação do computador para o utilizador. A unidade central de processamento ou CPU, também conhecido como processador, é a parte de um sistema computacional, que realiza as instruções de um programa de um computador, para executar a aritmética básica, lógica, e a entrada e saída de dados. A CPU tem papel parecido ao cérebro no computador. O disco rígido também chamado de HD, é a parte do computador onde são armazenados os dados. O disco rígido é uma memória não-volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando o computador é desligado. Os softwares são