Informática Aplicada
Introdução à Informática
Introdução à Informática
A História do Computador
O ser humano sempre procurou construir instrumentos para facilitar o trabalho matemático. Assim, criou em cada época algo que pudesse medir, calcular e elaborar projetos até chegar nos computadores atuais, para ajudar em qualquer área do saber.
A seguir, a Figura 1 ilustra alguns instrumentos criados pelo homem na sua evolução histórica.
Figura 1 – Instrumentos criados pelo homem.
O primeiro instrumento, da esquerda para a direita, é o ábaco, que usava como base numérica o número 5. Nosso sistema numérico possui como base o número 10 (decimal), e os computadores o número 2 (binário).
A figura ao centro é uma máquina de calcular mecânica desenvolvida por
Charles Babbage para calcular logaritmos. Por fim, o famoso cartão perfurado criado por Hermann Von Hollerith para calcular o censo de 1890 da população americana.
O primeiro computador eletrônico construído foi o Eniac (Eletronic
Numeric Integrator and Calculator), em 1947. Era uma máquina enorme e lenta, comparada aos computadores atuais. Sua memória era composta de
18.000 válvulas e ocupava um espaço de cerca de 85 m 3.
A Figura 2 ilustra bem como era o Eniac.
Informática Aplicada – Introdução à Informática
2
Figura 2 – Eniac.
O grande problema do Eniac é que ele era totalmente desenvolvido com válvulas que esquentavam e queimavam muito, e este era um problema para o homem resolver. A primeira geração de computadores foi marcada pelas válvulas, que necessitavam de muita energia, esquentavam muito e queimavam com muita facilidade.
O homem precisou evoluir e criou a segunda geração de computadores, que já usavam transistores. A vantagem dos transistores é que estes não precisavam esquentar, consumiam pouca energia e não queimavam. A Figura 3 mostra o que é um transistor.
Figura 3 – Transistor.
O homem precisava de mais velocidade no seu processamento e, na