Informe de pesquisa cientifica (em andamento)
UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO
CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Fernanda
Kátia Cristina Rodrigues da Silva
Mariângela Camargo
Mônica Ap. Ferranti
Tatiane Vignotto
Wellington Lima de Almeida
INFORME DE PESQUISA CIENTÍFICA
Sorocaba/SP
2013
INTRODUÇÃO
O abandono dos estudos e a evasão escolar é um problema que preocupa educadores e responsáveis pelas políticas públicas. São inúmeros os motivos que causam esse transtorno e para ser minimizado é preciso ações do poder público e iniciativas de gestores escolares.
O trabalho que aqui será apresentado foi elaborado para que se possa ter uma melhor compreensão das avaliações e pontos principais sobre os efeitos causados em alunos perante a frequência escolar no Brasil e ter uma avaliação mais crítica da função da escola e o papel do professor no processo de ensino aprendizagem.
Para tanto, o presente trabalho está fundamentado em análise, estudo, leitura e pesquisa realizada de duas teses, uma, de autoria de Rosangela Maria Pontili, em sua tese em Bacharel em Ciências Econômicas, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Piracicaba, 2004; outra, de autoria de Jaqueline Severino da Costa, em sua tese em Doutorado em Economia Aplicada, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo, Piracicaba, 2011, por um grupo de discentes do 2° semestre do curso superior de licenciatura em pedagogia da União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo (UNIESP), tendo como orientador o Professor Hernán Enrique Lara Sáez.
Na tese de Jaqueline Severino da Costa, é relatada a influência da frequência pré-escolar dos filhos sobre o trabalho das mães no Brasil, visando uma das mais importantes transformações econômicas e sociais da inserção feminina no mercado de trabalho. Procura visar e analisar o aumento da frequência pré-escolar considerando o aspecto central da inserção feminina no mercado de trabalho, buscando esclarecer e