Informações
Pressão Estática- A pressão estática é a pressão que é exercida por um líquido ou um gás, tal como água ou ar. Especificamente, é a pressão medida quando o líquido ou gás ainda está em repouso.
Pressão Dinâmica- É a pressão verificada quando a água está em movimento, que pode ser medida também através de um manômetro. Esta pressão depende do traçado da tubulação e dos diâmetros adotados para os tubos.
Pressão absoluta- É a soma da pressão relativa e atmosférica, também se diz que é medida a partir do vácuo absoluto.
Pressão Diferencial- É a diferença entre 2 pressões, sendo representada pelo símbolo “delta P”. Essa diferença de pressão normalmente é utilizada para medir vazão, nível, pressão e etc.
Pressão Manométrica- É a pressão medida em relação à pressão atmosférica, tomada como unidade de referência. Ela pode ser chamada de pressão relativa positiva ou pressão relativa negativa.
Pressão Atmosférica- É a pressão exercida pela camada de ar sobre a superfície terrestre. Ao nível do mar esta pressão é aproximadamente de 760 mmHg.
Elemento de recepção- Aquele que recebe a pressão a ser medida e a transforma em deslocamento ou força.
Elemento de transferência- Que amplia o deslocamento ou a força do elemento de recepção.
Elemento de indicação- Aquele que recebe o sinal do elemento de transferência.
Pressão relativa negativa ou vácuo- É quando um sistema tem pressão relativa menor que a pressão atmosférica.
Manômetro tipo Coluna em “U”- O tubo em “U” é um dos medidores de pressão mais simples entre os medidores para baixa pressão. É constituído por um tudo de material transparente (geralmente vidro) recurvado em forma de U e fixado sobre uma escala graduada.
Manômetro