Informações sobre
Uma aula de como ser socialmente responsável no âmbito empresarial. Foi assim a palestra da Coordenadora de Recursos Humanos do Laboratório Sabin, Juliana Alcântara Ribeiro, realizada no período noturno, do terceiro dia do Encontro Intercursos FACITEC, 28 de outubro.
A palestrante, que é psicóloga e especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade de Brasília – UnB, discorreu sobre o tema Responsabilidade Social nas Modernas Organizações, apresentando as práticas de responsabilidade social do Laboratório Sabin, classificado em 2009, pela revista Exame, como a quinta melhor empresa do Brasil para trabalhar e, também, como a melhor empresa para a mulher trabalhar, já que 72% dos funcionários da empresa são mulheres.
“Na empresa Sabin, colocamos em prática a responsabilidade social que começa primeiro dentro da empresa, com o bem-estar e a satisfação do funcionário. Em outra etapa, promovemos a responsabilidade social nas comunidades onde estamos inseridos. Isso porque acreditamos que a responsabilidade social empresarial não é ligada somente a práticas para o público externo, mas também a ações que beneficiem os funcionários do Sabin”, explicou Juliana Alcântara.
Juliana falou sobre alguns pontos que se tornam primordiais para a satisfação dos funcionários: escutar as sugestões, promover a segurança no trabalho, não atrasar salários, promover benefícios e oportunidades de crescimento dentro da empresa, promover o diálogo com os dirigentes e incentivar a criatividade.
Em relação às práticas socialmente responsáveis para a comunidade, foram citados os projetos sociais desenvolvidos pelo Instituto Sabin, criado em 2005: Projeto Pescar, que promove cursos profissionalizantes para jovens; Junior Achievement, projeto que ajuda jovens a desenvolver um negócio; Programa Amigo Sabinho, onde funcionários da empresa realizam ,voluntariamente, exames laboratoriais em crianças de creches e comunidades