INFORMATICA
Qual o sentido prático, no trecho destacado, de “empirismo e improvisação”?
Para responder esta pergunta primeiro temos que entender o que é empirismo e improvisação.
A partir da revolução industrial com o crescimento acelerado e desorganizado das empresas, surgiu a necessidade de se aumentar a produção substituindo o empirismo e a improvisação até então dominantes evoluindo assim da artesanal para a industrial com o surgimento de teorias no sentido de obter melhores resultados tanto em produção quanto em organização.
Os Clássicos inicialmente estavam voltados a melhoria na produção, como Taylor foi o precursor da administração cientifica a idéia dele era trocar a improvisação (empirismo)por planejamento.
Taylor preconiza a pratica da divisão do trabalho enfatizando tempos e métodos a fim de assegurar seus objetivos, a máxima produção com o mínimo de custo.
Paralelo aos estudos de Taylor, Henrique Fayol que era francês defendia princípios semelhantes na Europa baseado em sua experiência na alta administração.
O atraso da difusão da difusão generalizazada das idéias de Fayol fez com que grandes contribuintes do pensamento administrativo desconhecessem seus princípios. Enquanto Taylor estudava a empresa privilegiando as tarefas de produção, Fayol estudava a empresa privilegiando as tarefas de organização.
Estas são apenas algumas das muitas partes de abordagens clássicas, e mesmo tendo ocorrido há mais de 100 anos são plenamente aplicáveis nos