informatica apresentaçao
Na MonkeyBusiness, agência especializada no assunto, a ferramenta só é definida após um detalhado planejamento prévio. E, segundo Marco Franzolim, diretor de criação da empresa, a opção dos clientes, hoje, em quase 90% dos casos é pelo PowerPoint.
Isso não significa, contudo, que a ferramenta de Bill Gates continue soberana. A resposta sobre qual é o melhor programa de apresentações varia conforme o estilo, o objetivo e até plataforma utilizada. Veja os prós e contras de cada uma delas, de acordo com Franzolim.
PowerPoint
Prós: Na batalha pelas ferramentas preferidas para usar nas apresentações, o programa da Microsoft sai na frente por uma simples questão: “Quase todo mundo tem o software na máquina, todos sabem usar”, afirma o especialista. A edição do arquivo é mais fácil. Ou seja: dá para mudá-lo tranquilamente antes de ganhar os holofotes da reunião ou palestra. Por fim, o formato do PowerPoint tende a gerar arquivos mais leves.
Contras: Para os adeptos do Prezi, o programa da Microsoft perde pontos por não trazer a opção de montagem de apresentação não linear. “Mas o Prezi não é linear até a página 2. Na hora que você subiu ao palco, já determinou a sequência de slides”, diz o especialista.
Ponto negativo também para as dezenas da animações da transição de slides do PowerPoint. “É muito anos 80. Profissionalmente, quase nunca dá para usar”, afirma.
Antes de prosseguir, confira o que não pode faltar no planejamento da sua apresentação - dica: planejar vem antes de definir a plataforma:
Para completar, o programa não incorpora arquivos multimídia. Na prática, isso significa que sempre que quiser exibir um vídeo ou áudio durante uma apresentação precisa adicioná-lo à mesma pasta que o arquivo do PowerPoint.
Do contrário, sofre a pena do arquivo multimídia não rodar.
Keynote
Prós: Os amantes do software de apresentações dos dispositivos Apple alegam que a qualidade de imagem seja melhor, mas,