Inflação e deflação
. Esse texto tem como objetivo deixar bem claro ao leitor o que realmente é a inflação e a deflação, inclusive apontando suas diferenças.
. Através desta leitura o leitor terá uma noção do seu real sentido no mercado.
. Com o passar do tempo o poder aquisitivo do dinheiro diminui, isso ocorre devido à inflação. Já a deflação parece ser interessante, pelo fato dos preços caírem, porém não é desejável, na verdade a deflação é um grande problema.
Inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Isso é equivalente ao aumento no nível geral dos preços, porém só é considerada inflação quando atinge no geral a elevação dos preços, se somente uma mercadoria, por exemplo, aumentar o preço, não é considerado inflação. De um modo geral a palavra inflação é usada como aumento de preço. Outra distinção também se faz quando se analisam os efeitos internos e externos da inflação, externamente a inflação se traduz mais por uma desvalorização da moeda local frente a outras, e internamente ela se exprime mais no aumento de volume de dinheiro e aumento de preços. Quando a demanda é menor que a oferta também pode causar a inflação, se falta o produto no mercado a tendência que o mesmo se torne mais caro. A inflação é considerada uma coisa má pelas pessoas que não conhecem a economia mais compra o pão todos os dias. Ela é considerada má por vários motivos:
. Porque o pão custa cada vez mais.
. Porque o ordenado sobe em medida menor que a inflação.
. Porque as poupanças perdem o valor. A deflação é contrária, ou seja, é quando os preços começam a cair, não é nada bom, porque os produtos e serviços vão perdendo o valor. No caso da economia brasileira a deflação está geralmente relacionada a queda da atividade econômica que é refletida na perda do poder aquisitivo da população. Para evitar a falência à queda de preços é a única alternativa encontrada pelas empresas para garantirem a venda de seus estoques. A deflação é um